sexta-feira, 19 de abril de 2013



Chicarelli cobra que debates da LDO contemplem população mais carente

    Um dos participantes mais assíduos da série de debates encerrada na noite desta quarta-feira (17), o vereador Chicarelli (PSDC, foto) entende que as nove audiências públicas realizadas pela prefeitura de Curitiba para debater a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) de 2014 do município se, de um lado, contribuíram para democratizar os debates acerca do direcionamento que deve ser dado aos recursos reservados no orçamento do próximo ano, de outro pecaram por não permitir a inclusão dos moradores dos bairros mais carentes nos debates.

Conforme o vereador, bairros que realmente precisam da interferência do poder público e que apresentam as maiores mazelas sociais (como falta de asfalto, segurança e saneamento básico, por exemplo) não foram contemplados com os eventos, o que foi um grande lapso cometido pelos organizadores das audiências.

Além disso, Chicarelli, que participou de todas as nove audiências, ressente-se do fato de a prefeitura não ter se preocupado em discutir, com os moradores de alguns dos bairros contemplados com os encontros, os assuntos pertinentes às demandas reais dessas regiões.

“Em muitos dos casos discutiu-se assuntos que, na prática, não tiveram nada a ver com a realidade das regiões em que os debates aconteceram”, assinalou Chicarelli nesta quinta-feira (18).

“Embora entenda que as reuniões desse ano primaram pela complexidade dos assuntos levados a debate, vejo que muita coisa precisa ainda ser melhorada para que, de fato, a população tenha uma participação mais efetiva e direta na consolidação da LDO do município”, disse o vereador do PSDC.

Chicarelli, ao mesmo tempo em que elogiou a forma como o prefeito Gustavo Fruet (PDT) se comportou acerca dos debates - ele foi a todas as audiências -, lamentou o pouco espaço reservado, nesses eventos, as opiniões propriamente ditas da população acerca da LDO. Ele também criticou os espaços fiscos destinados às reuniões, na maioria das vezes, impróprios para a acomodação do público.

O vereador também assinalou que os organizadores das audiências se preocuparam em priorizar mais a oratória dos secretários municipais e a exposição de slides acerca da atribuição das pastas de cada um deles, do que ouvir as reivindicações dos moradores que participaram dos encontros. “Nesse caso as solicitações dos moradores teriam maior impacto em se tratando do levantamento das necessidades de cada região”, ressaltou Chicarelli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário