segunda-feira, 22 de abril de 2013

Vereador Chicarelli lutando também pela Siloé!


Chicarelli cobra regularização de repasses a entidades assistenciais

O vereador Chicarelli (PSDC, foto) cobrou, nesta segunda-feira (22), que a prefeitura de Curitiba agilize os repasses financeiros às entidades  assistenciais conveniadas com o município e que prestam serviços a segmentos em situação de risco, como idosos, crianças e gestantes carentes, por exemplo.

Desde o final de 2012, muitas dessas entidades tiveram reduzidos ou até mesmo cortados os repasses feitos pela prefeitura, o que tem comprometido de forma substancial os atendimentos assistenciais nesses locais.

Em muitos casos, a escassez de repasses permaneceu com o início da gestão do prefeito Gustavo Fruet (PDT), o que tem criado, segundo Chicarelli, grandes transtornos às entidades que dependem dos recursos públicos para se manter.

Muitas dessas entidades, segundo o vereador, estariam, inclusive, operando “no limite”, em função da falta de verbas para a aquisição de alimentos, medicamentos, vestuário e até fraldas para bebês.

Desembolsos priorizados

Chicarelli pediu que a prefeitura priorize esses desembolsos, a fim de que os problemas de falta de recursos nas entidades não se acentuem com a chegada do inverno.

“Muitas dessas entidades têm operado no limite de suas finanças, o que já começa a colocar em risco os atendimentos mais emergenciais feitos nesses locais”, advertiu o vereador.

Ele sugeriu nesta segunda-feira que a FAS (Fundação de Ação Social de Curitiba), responsável pelos repasses financeiros às entidades, tome medidas urgentes para equacionar o atraso e até a suspensão, em alguns casos, das remessas de recursos a algumas dessas entidades.

“O que sugerimos é que o prefeito Gustavo Fruet dedique atenção especial a essas entidades, que têm feito um trabalho extraordinário para reduzir as mazelas sociais em Curitiba”, assinalou Chicarelli.

Outro lado

Em contato com esta coluna, nesta manhã, a assessoria de imprensa da FAS informou que o órgão já iniciou a regularização dos repasses àquelas entidades que recebem até R$ 30 mil, do órgão, a título de auxílio financeiro.

A assessoria assinalou que os repasses têm priorizado, nesse contexto, aquelas entidades que prestam atendimentos mais emergenciais.

Segundo ainda a assessoria, o atraso em alguns repasses remonta a época da gestão de Luciano Ducci (PSB) e, tão logo a FAS conclua a análise da situação cadastral de todas as entidades conveniadas, os desembolsos devem ser todos regularizados, salvo naqueles casos em que as entidades possuam problemas de prestação de contas ou outros empecilhos que impedem tais repasses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário