terça-feira, 30 de abril de 2013

Visita a 7ª Igreja do Evangelho Quadrangular.

"Foi um prazer imenso partilhar das bençãos de Deus com essa igreja abençoada" Afirmou o  vereador satisfeito com a excelente recepção de todos. O vereador Chicarelli aproveitou a oportunidade e se colocou a disposição da comunidade para atender e servir em prol de melhorias do serviço publico.






quinta-feira, 25 de abril de 2013

Chicarelli vai apurar ataques de cães na periferia de Curitiba


O vereador Chicarelli (PSDC,foto) visita, na manhã da próxima sexta-feira (26), o bairro Moradias Alto Bela Vista do Passaúna, em Curitiba. A visita ao bairro, situado na região da CIC (Cidade Industrial), acontece a partir das 9h.

A visita do vereador atende a pedido dos moradores do bairro que, desde fevereiro, não vêm tendo acesso a correspondências em função da recusa dos Correios em mandar carteiros para a região.

Além dos Correios, funcionários da coleta de lixo, da Copel e da Sanepar também se recusam em trabalhar no bairro.

A suspensão desses serviços se dá pelos seguidos ataques de cães a funcionários dessas empresas na região.

Os animais estariam soltos nas ruas e os moradores cobram que a prefeitura, em especial, ache uma saída para o problema, que tem causado, inclusive, transtornos de ordem financeira à população da região, já que, com o atraso das correspondências, muitos boletos bancários e de estabelecimentos comerciais, além das contas de luz e água, têm sido pagos com atraso e, por consequência, com juros.

‘Vou à região conhecer o problema de perto, porque não é concebível que serviços essenciais deixem de ser realizados em função da falta de sintonia entre o poder público, algumas empresas e até moradores, para se equacionar uma pendência de tão fácil resolução”, afirma Chicarelli.

Além de discutir a problemática dos ataques dos cães no bairro Moradias Alto Bela Vista do Passaúna, Chicarelli vai à região também para levantar eventuais problemas estruturais que porventura estejam afetando os serviços básicos da população local.

Reunião preliminar

Nesta terça-feira (23), em reunião com diretores dos Correios, assessores de Chicarelli debateram, preliminarmente, algumas medidas que podem ser tomadas para se evitar o ataque de cães no bairro Moradias Alto Bela Vista do Passaúna.

Foi levantada, por exemplo, a possibilidade de se forçar os proprietários de cães da região a prender esses animais nos quintais das residências e de se passar a proibir a alimentação dos cães, eventualmente sem donos e que estejam soltos, em via pública.

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Vereador Chicarelli lutando também pela Siloé!


Chicarelli cobra regularização de repasses a entidades assistenciais

O vereador Chicarelli (PSDC, foto) cobrou, nesta segunda-feira (22), que a prefeitura de Curitiba agilize os repasses financeiros às entidades  assistenciais conveniadas com o município e que prestam serviços a segmentos em situação de risco, como idosos, crianças e gestantes carentes, por exemplo.

Desde o final de 2012, muitas dessas entidades tiveram reduzidos ou até mesmo cortados os repasses feitos pela prefeitura, o que tem comprometido de forma substancial os atendimentos assistenciais nesses locais.

Em muitos casos, a escassez de repasses permaneceu com o início da gestão do prefeito Gustavo Fruet (PDT), o que tem criado, segundo Chicarelli, grandes transtornos às entidades que dependem dos recursos públicos para se manter.

Muitas dessas entidades, segundo o vereador, estariam, inclusive, operando “no limite”, em função da falta de verbas para a aquisição de alimentos, medicamentos, vestuário e até fraldas para bebês.

Desembolsos priorizados

Chicarelli pediu que a prefeitura priorize esses desembolsos, a fim de que os problemas de falta de recursos nas entidades não se acentuem com a chegada do inverno.

“Muitas dessas entidades têm operado no limite de suas finanças, o que já começa a colocar em risco os atendimentos mais emergenciais feitos nesses locais”, advertiu o vereador.

Ele sugeriu nesta segunda-feira que a FAS (Fundação de Ação Social de Curitiba), responsável pelos repasses financeiros às entidades, tome medidas urgentes para equacionar o atraso e até a suspensão, em alguns casos, das remessas de recursos a algumas dessas entidades.

“O que sugerimos é que o prefeito Gustavo Fruet dedique atenção especial a essas entidades, que têm feito um trabalho extraordinário para reduzir as mazelas sociais em Curitiba”, assinalou Chicarelli.

Outro lado

Em contato com esta coluna, nesta manhã, a assessoria de imprensa da FAS informou que o órgão já iniciou a regularização dos repasses àquelas entidades que recebem até R$ 30 mil, do órgão, a título de auxílio financeiro.

A assessoria assinalou que os repasses têm priorizado, nesse contexto, aquelas entidades que prestam atendimentos mais emergenciais.

Segundo ainda a assessoria, o atraso em alguns repasses remonta a época da gestão de Luciano Ducci (PSB) e, tão logo a FAS conclua a análise da situação cadastral de todas as entidades conveniadas, os desembolsos devem ser todos regularizados, salvo naqueles casos em que as entidades possuam problemas de prestação de contas ou outros empecilhos que impedem tais repasses.

Aprovação do Vereador Chicarelli ao requerimento de moção contrario a liberação das drogas.



O Vereador Chicarelli juntamente com outros vereadores repudiam descriminalizar o consumo de drogas.

A Câmara de Curitiba aprovou, na sessão extraordinária desta quinta-feira (18), moção de repúdio a um manifesto assinado por sete ex-ministros da Justiça e encaminhado ao Supremo Tribunal Federal (STF), solicitando que a posse de drogas, desde que para o consumo próprio, deixe de ser considerada crime.

A discussão sobre a moção, de autoria de diversos vereadores, gerou um debate que durou quase duas horas. Valdemir Soares (PRB) foi o primeiro a utilizar a tribuna e disse que há uma grande rejeição da sociedade à legalização das drogas. “É importante que se diga que aqui neste parlamento foi realizada a primeira audiência pública contra a legalização da maconha. Nosso país não tem estrutura de saúde e segurança para suportar essa legalização”.
 
O parlamentar citou levantamento realizado pela Paraná Pesquisas, no qual, segundo ele, 76% dos entrevistados manifestaram-se contra a legalização das drogas. Ele também propôs a realização de um plebiscito para que a população possa decidir sobre o tema.

Para Professora Josete (PT), que foi contrária à moção, está muito claro que a criminalização do usuário de drogas não é capaz de reduzir a violência. “Entendo ser necessário um amplo debate com a sociedade, para que tenhamos ações preventivas. Os dependentes químicos são pessoas que estão doentes e precisam ser tratados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Não é a punição, por meio de prisão, que vai trazer a superação da dependência”, argumentou.

Já Mestre Pop, líder do PSC, questionou o posicionamento de Josete. “Não sou contra o usuário, mas como vamos curar o doente liberando o consumo? Acredito que alimentar o vício traria danos piores ainda. Se o SUS não consegue sequer atender as demandas atuais, quem dirá os usuários de drogas, que estariam sendo incentivados com a descriminalização”.

A líder da oposição, vereadora Noemia Rocha (PMDB), destacou a necessidade de se combater o tráfico, porém reconheceu que isso não compete ao município. “A prefeitura tem que atuar mais na prevenção. Existe lei para que a prevenção seja feita pelas escolas, mas isso não está acontecendo”, apontou. Noemia criticou, ainda, a descontinuidade do programa Bola Cheia, da secretaria Antidrogas, que segundo ela não estaria mais atendendo às crianças e adolescentes da periferia.

As críticas a uma possível descriminalização do uso de drogas também foram apoiadas pelos vereadores Rogério Campos, Tiago Gevert e Carla Pimentel, do PSC, Jairo Marcelino (PSD), Cacá Pereira (PSDC), Cristiano Santos (PV), Tico Kuzma (PSB), Felipe Braga Côrtes (PSDB) e Dirceu Moreira (PSL).

Líder do prefeito na Casa, Pedro Paulo (PT) posicionou-se contrariamente à moção, por considerar o debate “simplista”. Ele ressaltou que o assunto carece de maior debate junto à sociedade, não devendo ser pautado por casos que considera exceção. “A cadeia não é a solução. Nosso sistema prisional é falido e não ressocializa”, opinou.

Além de Professora Josete e Pedro Paulo, Jonny Stica, também do PT, e Professor Galdino (PSDB) votaram contra a moção de repúdio.

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Vereador Chicarelli ativo na Câmara Municipal de Curitiba.


Bancada evangélica da CMC é contra a liberação do “tapinha na macaca”

Chicarelli, Valdemir Soares, Cacá Pereira, Aílton Araújo, Noêmia Rocha e Jorge Bernardi
A bancada evangélica da Câmara Municipal de Curitiba preparou uma moção de repúdio contra ex-ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) que defenderam a descriminalização do uso de drogas. A carta também foi apoiada pela maioria dos vereadores da casa legislativa. O único problema é que eles não sabem para quem mandar. A ideia é enviar apenas para o STF, por onde passaram o grupo dos 7 defensores do “tapinha na macaca”.


Chicarelli cobra que debates da LDO contemplem população mais carente

    Um dos participantes mais assíduos da série de debates encerrada na noite desta quarta-feira (17), o vereador Chicarelli (PSDC, foto) entende que as nove audiências públicas realizadas pela prefeitura de Curitiba para debater a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) de 2014 do município se, de um lado, contribuíram para democratizar os debates acerca do direcionamento que deve ser dado aos recursos reservados no orçamento do próximo ano, de outro pecaram por não permitir a inclusão dos moradores dos bairros mais carentes nos debates.

Conforme o vereador, bairros que realmente precisam da interferência do poder público e que apresentam as maiores mazelas sociais (como falta de asfalto, segurança e saneamento básico, por exemplo) não foram contemplados com os eventos, o que foi um grande lapso cometido pelos organizadores das audiências.

Além disso, Chicarelli, que participou de todas as nove audiências, ressente-se do fato de a prefeitura não ter se preocupado em discutir, com os moradores de alguns dos bairros contemplados com os encontros, os assuntos pertinentes às demandas reais dessas regiões.

“Em muitos dos casos discutiu-se assuntos que, na prática, não tiveram nada a ver com a realidade das regiões em que os debates aconteceram”, assinalou Chicarelli nesta quinta-feira (18).

“Embora entenda que as reuniões desse ano primaram pela complexidade dos assuntos levados a debate, vejo que muita coisa precisa ainda ser melhorada para que, de fato, a população tenha uma participação mais efetiva e direta na consolidação da LDO do município”, disse o vereador do PSDC.

Chicarelli, ao mesmo tempo em que elogiou a forma como o prefeito Gustavo Fruet (PDT) se comportou acerca dos debates - ele foi a todas as audiências -, lamentou o pouco espaço reservado, nesses eventos, as opiniões propriamente ditas da população acerca da LDO. Ele também criticou os espaços fiscos destinados às reuniões, na maioria das vezes, impróprios para a acomodação do público.

O vereador também assinalou que os organizadores das audiências se preocuparam em priorizar mais a oratória dos secretários municipais e a exposição de slides acerca da atribuição das pastas de cada um deles, do que ouvir as reivindicações dos moradores que participaram dos encontros. “Nesse caso as solicitações dos moradores teriam maior impacto em se tratando do levantamento das necessidades de cada região”, ressaltou Chicarelli.

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Capela Missionária

Visita do Vereador Chicarelli a Capela Missionária no Centro de Curitiba. O Vereador tem seu coração grato a essa equipe que o apoiou em todo momento. Que Deus abençoe esse lindo trabalho.





terça-feira, 16 de abril de 2013

Visita a CIAF

No dia 13-04 o Vereador Chicarelli juntamente com sua equipe visitaram a CIAF, ONG fundada pela 47ª IEQ. Ficamos impressionados com o trabalho ali realizado com pré-adolescentes de 10 a 13 anos daquela região - Guabirotuba. É oferecido atividades educativas que tiram os pré-adolescentes da rua e ensinam princípios de um bom cidadão, praticas religiosas, oferecendo também a eles lanches e outras atividades esportivas. A CIAF nosso parabéns pela iniciativa!